A disponibilizar em breve
Informação a dispnibilizar em breve
Informação a disponibilizar em breve
p1 verde ESTRADA> |
Percurso mais fácil da porta de entrada do Freixo, com suaves subidas, típicas do Alentejo. Segue até ao Freixo onde encontra vários pontos de apoio como cafés, sanitários e restaurante. Sai da vila e segue até à N254, estrada mais movimentada por onde passam os percursos. Sendo a principal ligação a Évora, é utilizada diariamente pelos locais e pelos veículos pesados que trazem e levam produtos das indústrias locais como o vinho e o azeite. À entrada do Redondo podemos avistar a praça de touros coberta que marca a paisagem, e os grandes depósitos cilíndricos de armazenamento, pertencentes à empresa AZAL – Azeites do Alentejo. Vira depois à esquerda para voltar à porta de entrada do Freixo. O percurso é coincidente com os percursos 2 e 3.
Distância: 26,1 km
Tempo: 1h30- 2h30
Desnível Acumulado: 220 m
p2 azul ESTRADA> |
Percurso circular que segue para o Freixo onde encontra vários serviços de apoio. Segue para sul, e à esquerda vai apanhar a N254 em direção a Redondo. Vira depois à direita em direção a Santa Susana. Mais adiante, vira à esquerda numa estrada estreita com alcatrão velho, passa a Ribeira do Alcorovisco e segue pelo meio das propriedades até à N381 que vem do Montoito. Segue pela esquerda e vai apanhar depois a Estrada dos Foros de onde vêm os percursos 3, 5 e 6.
Distância: 33,7 km
Tempo: 2h00-2h30
Desnível Acumulado: 275 m
p3 azul ESTRADA> |
Percurso em forma de raquete que sai em direção ao Redondo. Contorna o Redondo pela direita e segue para Oeste em direção a Évora e voltar a virar em direção a Santa Susana. Em Santa Susana existem cafés e sanitários. Saindo de Santa Susana, passa a ponte e 4.3 km depois vira à esquerda em direção a Montoito. Aqui a paisagem é dominada pelas culturas de regadio. O percurso vai passar o Castelo de Valongo que fica no alto e no meio de vinhas. Passa a Montoito e Aldeias de Montoito onde se encontram alguns serviços. Segue depois por Casas Novas de Marés e Pias seguindo dai em direção a Santiago Maior. Cerca de 8.8 km adiante o percurso vira para Foros da Fonte Seca para ir por dentro da aldeia passando a Taberna do Pateiro onde vira à direita e segue para Norte até ao Redondo. Chegando a Redondo vira à direita passando o Mercado Municipal, junto do castelo e do Museu do Barro. Segue daqui passando o Intermarché, vira à esquerda e novamente à direita na rotunda dos bombeiros e segue de volta ao seu início.
Distância: 68,2 km
Tempo: 3h30-4h00
Desnível Acumulado: 610 m
p4 vermelho ESTRADA > |
Percurso circular que sai em direção a Évora Monte desde o Ecomuseu, passando junto à Aldeia do Freixo, seguindo para Estremoz pela N4. Não chegando a entrar em Estremoz, passa o Bairro do Operário, onde encontra já alguns pontos de apoio, e retorna em direção à Serra D’Ossa atravessando-a. Já do outro lado, a descer, vai passar à porta do Convento de São Paulo numa série de curvas e contracurvas por entre a vegetação autóctone da serra, sendo este o lado da serra que ainda mantém mais espécies originais. Passa a Aldeia da Serra onde encontra a porta de entrada da Aldeia da Serra do Centro de Cycling da Serra D’Ossa de onde saem os percursos de BTT-XC. Segue depois até o Redondo para voltar à porta de entrada, situada junto ao Ecomuseu.
Distância: 64,4 km
Tempo: 3h30-4h00
Desnível Acumulado: 670 m
p5 preto ESTRADA > |
Percurso em forma de raquete que sai da porta de entrada do Freixo em direção ao Redondo para ir apanhar a estrada que passa a serra em direção a Estremoz. Passa a Aldeia da Serra junto à porta de entrada e segue serra acima por entre vegetação autóctone. Passa à porta do Convento de São Paulo e continua até ao alto, onde as paisagens são únicas e pode-se avistar algumas centenas de quilómetros adiante. Depois desce para Estremoz, mas ao km 25 vira à esquerda em direção à Glória. Passa a Igreja de Nossa Senhora da Glória e segue até à estrada principal. Aqui, vira à direita e segue mais cerca de 2 km para virar novamente à direita em direção a Rio de Moinhos. O percurso passa junto da Quinta do Zambujeiro, e logo adiante vira à esquerda, passa o ribeiro e sobe Rio de Moinhos até à porta de entrada do Centro de Cycling. Segue depois até Alandroal pelo centro da vila, segue para Terena e vai até à Aldeia dos Orvalhos. Pouco adiante volta para o Redondo e à entrada dos Foros da Fonte Seca vira para dentro da aldeia que passa em direção a Norte para o Redondo. Chegando ao Redondo, acompanha os percursos 2, 3 e 6 pelo Mercado Municipal, castelo e Museu do Barro antes de retornar à porta de entrada do Freixo.
Distância: 88,4 km
Tempo: 4h00- 5h00
Desnível Acumulado: 780 m
p6 preto ESTRADA > |
Percurso circular que anda à volta da serra. O percurso inicia-se em direção a Évora Monte, passa depois a Estremoz e volta para sul em direção a Rio de Moinhos, ligando os 3 concelhos. Depois segue até ao Alandroal, Terena, Hortinhos e Aldeia dos Orvalhos antes de voltar ao Redondo acompanhando os restantes percursos na passagem à vila pelo mercado, castelo e Museu do Barro antes de voltar à porta de entrada do Freixo.
Distância: 105 km
Tempo: 5h00- 6h00
Desnível Acumulado: 920 m