Associação Rota Vicentina
(+351) 283 327 669
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
https://rotavicentina.com/cycling/
37°35’49.0″N 8°38’45.8″W
A região fica situada entre Lisboa e o Algarve. Estando servida pelos aeroportos de Lisboa e Faro, é possível chegar às principais localidades do Sudoeste de carro, autocarro e comboio. O acesso até Sines ou Aljezur é feito através de autoestradas ou vias rápidas e os percursos dentro da região por estradas secundárias e algo sinuosas, caracterizadas pela beleza da paisagem.
Se pretende dispensar o carro, pode chegar de comboio ou autocarro e contar com o serviço de táxis ou transferes, garantidos por alguns prestadores turísticos. A região é servida pelas Estações de Comboio da Funcheira, Amoreiras-Odemira e Santa Clara-Sabóia.
O Centro Cyclin'Portugal de Odemira situa-se no Parque Ribeirinho da Vila de Odemira, em zona de lazer na margem esquerda do Rio Mira, ao final da rua César Mirandas.
Verão: 8h00 – 20h00
Inverno: 8h00 – 18h00
p21 verde > |
Percurso muito fácil, curto e agradável sem dificuldades significativas e próprio para famílias e pessoas com pouca experiência. Se a primeira metade do caminho sobe, a segunda desce, e ambas de forma ligeira. Seguindo por caminhos largos, estradões e pequenas estradas ou ruas asfaltadas, o percurso apresenta uma variedade interessante de cenários, passando por várias quintinhas, zonas de montado e pelo centro da vila de São Luís.
Distância: 4 km
Tempo: 0h30- 0h45
Desnível Acumulado: 45 m
p22 azul > |
Este percurso desenrola-se entre a vila de São Luís e a ribeira do Torgal, que atravessa duas vezes. Tem apenas duas subidas um pouco mais exigentes e nenhum single track. É por isso ideal para quem tenha alguma prática. O percurso passa por uma diversidade de paisagens que vão de zonas de montado e pastoreio, a pequenas florestas, passando também pelo centro de São Luís.
Distância: 21km
Tempo: 1h30-2h00
Desnível Acumulado: 320 m
p23 vermelho > |
Percurso difícil, exigente e variado, ideal para BTTistas ambiciosos!Tem como principais dificuldades uma subida de quase 5 km ao km 11, outra ao km 25 logo após a primeira visita ao rio Mira e, por fim, a mais dura, do km 30 ao 37 nas imediações de São Domingos, um dos pontos mais altos da rede. Atravessa o Bairro Azul, e passa na Cova da Zorra, Zambujeira, Castelão, Troviscais, Carrasqueira e Vale Bejinha.
Distância: 40 km
Tempo: 3h00-3h30
Desnível Acumulado: 720 m
p24 vermelho > |
Este é um percurso difícil, muito exigente e variado, que atravessa sobretudo zonas rurais remotas através de uma natureza praticamente selvagem. Tem como principal dificuldade a dura e mítica subida à Senhora das Neves (km 17), e, logo depois, vários single tracks de nível técnico médio. O percurso passa perto da Aldeia do Cano e atravessa as povoações de ribeira do Seissal, Monte da Estrada, Zambujeira e Castelão.
Distância: 43 km
Tempo: 2h30-3h30
Desnível Acumulado: 640 m
p25 preto > |
Percurso muito difícil, que o irá levar até à costa em Porto Covo. O traçado tem vários single tracks nomeadamente dois extraordinários na Serra do Cercal (km 17), outro nas falésias de Porto Covo (km 40), um muito interessante no meio de estevas (km 56) e por último o imperdível single do dique do Mira (km 67). O percurso inclui também várias passagens a vau de linhas de água que podem ser problemáticas ou perigosas após chuvas muito intensas.
Distância: 82,5km
Tempo: 5h00- 6h30
Desnível Acumulado: 1140 m
p26 preto > |
Percurso muito difícil, o mais longo de toda a rede, que vai primeiro até à Barragem de Campilhas e chega por fim à costa em Porto Covo. Maior relevância para a travessia de parte dos arrozais de Campilhas, para o paredão da Barragem homónima e para a passagem por dois lugares emblemáticos do litoral, Porto Covo e o Forte do Pessegueiro. Para além de Porto Covo passa ainda nas povoações de Campo Redondo, Silveiras, Cercal do Alentejo, Sonega e Vale Bejinha.
Distância: 116km
Tempo: 7h00- 9h00
Desnível Acumulado: 1560 m