939 091 376 / 249 889 112
www.cm-alcanena.pt
39°26'39.7"N 8°42'38.6"W
De Sul ou de Norte - Pela A1 (autoestrada do Norte), saída Nº7 ao Km 94 (A23 - Torres Novas - Abrantes - Castelo Branco). Após a Portagem sair na 1ª saída (Zibreira - Alcanena - Minde) e seguir as indicações para Alcanena. Já na Vila, seguir a Sinalização que indica Praia Fluvial ou Centro de Ciência Viva.
De Oeste - Chegados a Rio Maior, seguir pela N361 no sentido - Alcanena. Já na Vila seguir a Sinalização que indica Praia Fluvial ou Centro de Ciência Viva.
De Este - Pela A23 (autoestrada da Beira Interior), saída Nº1 ao Km 1 (Zibreira - Alcanena - Minde) e seguir as indicações para Alcanena. Já na Vila, seguir a Sinalização que indica Praia Fluvial ou Centro de Ciência Viva.
Verão – 9H00 às 19H00
Inverno – 10H00 às 18h00
p21 verde > |
Este circuito pretende promover os recursos naturais e agrícolas da zona envolvente das Nascentes dos Olhos de Água do Alviela. O circuito tem início junto ao Centro de BTT, seguindo o rio pelo Aqueduto do Alviela, passando junto à Quinta do Alviela, numa área extensa de campos agrícolas, predominantemente ocupados por culturas cerealíferas, segue até à ciclovia, por onde será feito o regresso até à Praia Fluvial dos Olhos D’Água.
Distância: 7 km
Tempo: 1h
Desnível Acumulado: 85 m
p22 azul > |
Este circuito pretende promover os recursos naturais e agrícolas da zona envolvente das Nascentes dos Olhos de Água do Alviela. O circuito tem início junto ao Centro de BTT, segue o rio pelo Aqueduto do Alviela, atravessa a ponte da Ferreira e segue até ao lugar da Raposeira. Passa por vários campos de cultivo, até chegar a Monsanto, onde se podem apreciar algumas formações cársicas, características desta região serrana, regressando à Praia Fluvial dos Olhos de Água.
Distância: 17,5 km
Tempo: 1h30 a 2h30
Desnível Acumulado: 280 m
p23 vermelho > |
Este percurso explora essencialmente a zona sul do concelho de Alcanena, percorrendo pequenos aglomerados populacionais de dimensão variável, passando por Espinheiro, Malhou, Louriceira e Bugalhos, onde imperam as culturas de tipo mediterrânico como o olival e o figueiral. Algumas culturas cerealíferas e de pastagem natural, convivem com pequenas manchas florestais, que são constituídas por povoamentos de pinheiro e eucalipto, cobrindo as colinas e encostas areníticas e calcárias. Quanto aos trilhos, estes variam entre estradões nas zonas rurais e alguns single-tracks de elevada beleza.
Distância: 43 km
Tempo: 3h a 4h
Desnível Acumulado: 730 m
p24 preto > |
Este percurso explora essencialmente a zona serrana, a norte das Nascentes dos Olhos de Água do Alviela, caracterizada por matagais, olivais dispersos e por pastagens delimitadas pelos muros de pedra seca. Passa pelos Arrifes, zonas de descontinuidade geomorfológica, que separam a zona serrana da zona de charneca, caracterizando grande parte do território do concelho de Alcanena, composta por extensas áreas de olival e figueiral, resquícios da atividade agrícola, outrora abundante.
Distância: 46,5 km
Tempo: 4h a 6h
Desnível Acumulado: 930 m
p25 preto > |
Este percurso, de maior extensão que os restantes da rede, abrange grande parte do território do concelho e localidades limítrofes. Com passagem pelo Planalto de Santo António, onde se podem observar as paisagens típicas da zona serrana, desce até ao Polje de Minde, um local de características únicas no país, classificado como Sítio Ramsar. Daqui parte em direção à Serra D’Aire, outra unidade geológica de referência na região, descendo depois por entre trilhos rasgados nos matagais, até aos Arrifes, seguindo o trajeto da água, até aos vales de aluvião de Bugalhos e Vaqueiros, regressando por entre eles à zona envolvente da Nascente do Rio Alviela, onde termina.
Distância: 86 km
Tempo: 7h a 9h
Desnível Acumulado: 1600 m
http://www.eurosol.pt/hoteis/hotel-eurosol-alcanena/
Tel.: 249 887 300 | 249 887 309