Pela A23, saída 33 em direcção a Belmonte/Manteigas.
Verão: 9h00 - 19h00
Inverno: 9h00 - 17h00
p11 verde > |
Percurso circular de dificuldade fácil que segue em direção a Manteigas pelo caminho da Lapa e regressando ao Centro de BTT.
Distância: 7,5 km
Tempo: 1h a 1h30
Desnível Acumulado: 220 m
p12 azul > |
Percurso circular com um início muito tranquilo, passando por Leandres, descendo paralelo ao Rio Zêzere até ao Skyparque. Faz-se o regresso pela margem oposta, passando pelo Sameiro, onde se pode temperar forças no café do centro da aldeia, para enfrentar a subida mais difícil desta aventura.
Distância: 14,5 km
Tempo: 1h30 a 2h30
Desnível Acumulado: 501 m
p13 vermelho > |
Percurso circular, para praticantes experientes, tendo como maior objetivo a descida do Vale Glaciar. Iniciando-se em direção a Leandres, o percurso “ataca” o monte em direção ao Poço do Inferno, onde além do interesse paisagístico pode recuperar um pouco da subida mais dura até ali, com água bem fresca. Subindo até aos Poios Brancos, segue-se em direção à Serra de Baixo para se chegar à Lagoa Seca. A aventura continua até ao Covão D’Ametade continuando a descer todo o Vale Glaciar do Rio Zêzere até Manteigas.
Distância: 32,6 km
Tempo: 3h a 4h
Desnível Acumulado: 900 m
p14 vermelho > |
Percurso circular, para praticantes experientes, segue em direção a Leandres descendo até ao Skyparque paralelo ao Rio Zêzere. Subindo ao Fragusto, toma-se a direção do Miradouro da Azinha onde se obtém uma vista ímpar sobre todo o Maciço Central, conseguindo-se avistar a Torre. Seguindo em direção ao Corredor dos Mouros, continua-se a avistar, nesta zona, uma paisagem deslumbrante e única, com trilhos mais técnicos. Desce-se até à Mata de S. Lourenço onde as faias imperam, cuja sombra nos dias mais quentes tornam esta passagem inesquecível. Termina-se a aventura com o alucinante single-track do Pandil. É aconselhável levar água em quantidade suficiente, pois quase não há locais para reabastecimento.
Distância: 33,8 km
Tempo: 3h a 4h
Desnível Acumulado: 1030 m
p15 preto > |
Percurso circular, muito duro, mas uma aventura única. Com a primeira metade idêntica ao percurso 14, ao chegar-se à Cruz da Jogadas, desce-se para o Covão da Ponte, por onde passa o Rio Mondego, subindo-se até à sua nascente, o Mondeguinho, e Penhas Douradas. A descida final até à vila de Manteigas faz-se pela Carvalheira. Tal como no percurso 14, aconselhamos a providenciarem água e alimentação adequada para uma aventura destas, mais dura, para que seja feita com autonomia, devido à escassez de pontos de apoio.
Distância: 65,4 km
Tempo: 6h a 8h
Desnível Acumulado: 2480 m