A 10 e 11 de março todos os caminhos vão dar a Arouca. Ciclistas, experts do setor da mobilidade suave, agentes turísticos e políticos de todo o país estarão no distrito de Aveiro a conversar sobre o turismo em bicicleta e a importância de valorização dos territórios através das redes de percursos cicláveis qualificados. O anuário Cyclin’ Portugal 2023 vai ser apresentado oficialmente na sexta-feira.
A pitoresca vila de Arouca – um dos pontos de paragem obrigatória da recém-homologada Grande Rota 60 | Grande Travessia das Montanhas Mágicas – está pronta para acolher o maior fórum nacional em torno do desenvolvimento turístico do país a partir da bicicleta.
Destaques da programação? Um passeio de BTT, o reconhecimento de um terreno que tem dado cartas no turismo de natureza com a Grande Rota 60 ou a Ponte Suspensa 516 à cabeça, a apresentação da rede de ecopistas das Infraestruturas de Portugal ou do MTB Kingdoms Project, e os workshops sobre práticas eficientes de gestão e manutenção de trilhos e o papel do digital na promoção e manutenção das infraestruturas homologadas.
Mas há mais. Em sessões informais – subordinadas a temas como a “Sustentabilidade das Redes de Percursos Cyclin’ Portugal” – os participantes poderão partilhar os resultados das suas práticas no terreno.
Outro dos objetivos deste encontro nacional é a capacitação de agentes locais. “Com este Fórum, a Federação Portuguesa de Ciclismo mantém o compromisso de capacitar os técnicos que trabalham nesta área, assegurando a qualidade e coerência da experiência de pedalar pelos mais de 25 mil quilómetros de percursos que integram a rede Cyclin'Portugal”, salienta o vice-presidente da Federação, Sandro Araújo.
Anuário Cyclin’ Portugal 2023 foi pré-apresentado dia 3 de março na BTL
Não é por acaso que a GR60 | Grande Rota das Montanhas Mágicas está na capa do Anuário Cyclin’ Portugal 2023, lançado oficialmente sexta-feira 10 de março, após a antestreia na BTL. A homologação desta infraestrutura – para a qual contribuíram de forma incansável a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG) e sete concelhos desta região – foi em termos de dimensão a grande novidade de 2022 da rede Cyclin’ Portugal, que inclui percursos cicláveis por estrada, gravel e cross country homologados pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
FPC - 12/01/2023