Baião

Classificar centro

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 0.00 (0 Votes)

124 KM TRILHOS SINALIZADOS
4 NÍVEIS DE DIFICULDADE
4 PERCURSOS


 

São quatro percursos com diferentes níveis de dificuldade, totalizando mais de 123 quilómetros, abrindo caminho à exploração do concelho de Baião através do BTT (Bicicleta Todo o Terreno). 

O projeto já está implementado no terreno, no âmbito da candidatura "Rotas, Percursos e Paisagens Milenares". Para além de Baião, esta iniciativa envolveu os Municípios de Amarante, Celorico de Basto e Marco de Canaveses, organizados na Associação de Municípios do Baixo Tâmega, bem como a Dolmen - Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, CRL.

Do Centro Hípico de Baião, os percursos partem em sentidos diferentes, rumo às serras da Aboboreira, do Castelo de Matos e do Marão, num total de 123,7 quilómetros.

Os percursos de BTT apresentam um elevado interesse no âmbito do turismo e do lazer, permitindo a descoberta de uma interessante e alargada área geográfica de Baião, de uma forma integradora e harmoniosa com a natureza, o que permite contemplar e apreciar toda a sua beleza.

O desenho da rede dos quatro percursos abrange um conjunto alargado de pontos de interesse da região, permitindo assim várias ligações e combinações entre todos os percursos. Deste modo, cada utilizador pode definir o seu próprio itinerário e optar, com base nas indicações disponíveis, no seu nível físico e disponibilidade de tempo, por realizar um determinado percurso ou uma combinação de vários percursos, em condições de segurança.


informação

  • 255 540 500

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    http://cm-baiao.pt/

    41°09'58.6"N 8°03'00.0"W

  • Disponível em breve...

  • Disponível em breve...


mapa de localização


Equipamentos e serviços

  • Balneários c/Banhos Gratuitos
  • WC
  • Lavagem de Bicicletas Gratuita

  • Oficina Self-Service
  • Percursos Pedestres

  • Outras Atividades

mapa geral de percursos

percursos

p11 verde

Percurso linear com início e fim no centro de btt. É o percurso mais fácil do centro. Acessível a todos os praticantes da modalidade. O percurso têm inicio em Baião, passa em Almofrela e vai até Abobreira, aqui volta para traz pelo mesmo caminho até Baião.

Distância: 9,74 km

Tempo: 1h - 1h30

Desnível Acumulado: 193 m

p12 azul

Percurso circular com início e fim no centro de BTT. Percurso moderado, em formato circular, é excelente para quem se está a iniciar na modalidade do btt. Este percurso passa na Serra da Serrinha, seguindo em direção da Senhora da Guia, Chão de Parada, descendo depois pelo vale de Xadeiro passando por Penaventoso e chegando novamente ao centro de BTT.

DISTÂNCIA: 17,74 km

TEMPO: 1h30 a 2h00

DESNÍVEL ACUMULADO: 499 m

p13 vermelho

Percurso circular com início e fim no Centro de BTT. Percurso difícil, em formato circular. Este percurso passa em Almofre-la, Abobreira, Chão e Parada, Loivos do Monte, Vilares, cruza o Rio Ovil e passa em Tapadas.

DISTÂNCIA: 34,4 km

TEMPO: 2h30 a 3h00

DESNÍVEL ACUMULADO: 958 m

p14 preto

Percurso circular, tem início e fim no centro de BTT . Percurso muito difícil, em formato circular, aconselha-se uma boa pre-paração técnica para a sua realização. Este percurso passa em Almofrela, Abobreira, Chão e Parada, Loivos do Monte, sobe ao Penedo Ruivo, Vilares, desce depois até cruzar o Rio Teixeira, seguindo por Águas Mortas e Vilares.

Distância: 63,6 km

Tempo: 4h00 a 5h00

Desnível Acumulado: 2439 m

 

galeria

Parceiros institucionais

Pesquisar

Contactos FPC

  • Rua de Campolide, 237
    1070-030 Lisboa
  • (+351) 213 802 140
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletter