Sardoal

Classificar centro

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.00 (1 Vote)

370 KM DE TRILHOS
4 NÍVEIS DE DIFICULDADE
6 PERCURSOS BTT XC
6 PERCURSOS DE ESTRADA

O Centro de Cyclin’ Portugal de Sardoal, que foi inaugurado em 14 de maio, tem como principal objetivo promover o território natural e o património material e imaterial do Concelho de Sardoal através da dinamização de percursos cicláveis, potenciando o turismo.

O projeto consiste em 6 percursos para a prática da modalidade BTT –XC (terra) e 6 percursos de estrada, num total de 370 kms de rede, parcialmente marcados no terreno ou através de sistema GPS, e apoiados por uma infraestrutura logística - Centro Cyclin’ Portugal de Sardoal.

O Centro de Cyclin’ localiza-se no Complexo Desportivo Municipal e está equipado com uma Estação de Serviço LowTech. A estação inclui ponto de lavagem de bicicletas, sistema manual de enchimento de pneus, ponto de reparação com suporte para bicicleta e ferramentas, ponto de água para consumo, parqueamento e software com possibilidade de personalização de acordo com as especificações do utilizador.

A proximidade com os balneários e casas de banho da Piscina Descoberta, permite ainda ao utilizador do Centro de Cyclin’ o usufruto daquela estrutura através de um sistema de domótica para gestão de acessos remoto.

informação

Distância: 12,8km

Desnível acumulado: 142m

Descrição:

Percurso de BTT - XC, com traçado circular que se desenvolve no sentido anti-horário. Percurso de nível de dificuldade Verde que progride por caminhos rurais e sem dificuldades técnicas significativas.

O percurso inicia-se no Centro de Cycling e dirige-se para Norte pela estrada municipal, saindo pouco depois à esquerda para caminhos rurais de terra batida, circundando a quinta das Toices e subindo gradualmente pela zona florestal. Passando pelas zonas de cultivo do chão das Maias, o percurso cruza o lugar da Fonte Nova e circula pela estrada municipal em direção a Sul ao lado das vinhas da Quinta do Côro, saindo pouco depois à esquerda para um estradão que o leva a descer pela zona florestal até ao ponto mais a Sudeste percurso, invertendo a sua direção para Norte por uma subida entre Sobreiros. Chegando desta forma ao extremo Sul da Vila do Sardoal, passa na zona baixa da Vila contornando-a pelo lado Este e dirige-se para Norte pelos caminhos agrícolas que circundam a Vila, passa num caminho entre muros chamado o caminho do Talasnal, caminho das Balças de Aço e rua da Tapada da Costa, chegando desta forma ao fim do percurso no Centro de Cycling.

p2 azul

Distância: 17km

Desnível acumulado: 244m

Descrição:

Percurso de BTT - XC, com traçado circular que se desenvolve no sentido anti-horário. Percurso de nível de dificuldade Azul que progride por caminhos florestais e rurais com pequenas dificuldades técnicas.

O percurso inicia-se no Centro de Cycling e dirige-se para Norte juntamente com o percurso Verde, derivando depois em direção à localidade de Andreus, cruza esta localidade e começa a deslocar-se para Sudoeste por uma zona rural de forte pendor agrícola, cruzando a estrada nacional entra no Vale da Amarela. Dirigindo-se para Sul em direção a Sentieiras, entra um pouco no município de Abrantes, começando a subir pouco depois pela zona florestal das Taipas, dirigindo-se depois para Este, passando junto às vinhas da Quinta do Côro, ao cruzar a estrada municipal vai-se juntar novamente com o percurso Verde até ao final.
p3 azul

Distância: 23,5km

Desnível acumulado: 406m

Descrição:

O percurso inicia-se no Centro de Cycling e dirige-se para Norte juntamente com o percurso Verde, deixando este junto às vinhas da Quinta do Côro, percorrendo o caminho do Sobreiro da Dona Maria, seguindo pela zona baixa da Vila do Sardoal e junto da Fonte das Três Bicas. Dirigindo-se para Sudeste por caminhos rurais e contornando a aldeia de Valhascos a Sul, junto das zonas de cultivo, o percurso passa na Capela de São Bartolomeu e na calçada Romana. Rumando a Norte numa zona florestal em direção à localidade de Cabeço das Mós, passa pela Lapa, moinhos de Entrevinhas e Venda Nova, percorrendo estes meios rurais por zonas florestais de pinho e eucalipto. Após passar a Venda Nova cruza a Nacional 2 e desce a estrada municipal dirigindo-se para a Vila do Sardoal e, ao chegar à rua da Tapada da Costa, segue com os percursos Verde 01 e Azul 02 até chegar ao fim no Centro de Cycling.

p4 vermelho

Distância: 34,2km

Desnível acumulado: 636m

Descrição:

Percurso de BTT - XC, com traçado circular que se desenvolve no sentido horário. Percurso de nível de dificuldade Vermelho que progride por caminhos florestais e rurais com algumas dificuldades técnicas.

O percurso inicia-se no Centro de Cycling e dirige-se para Norte juntamente com o percurso Verde,deixando este percurso no seu extremo Norte, continuando ainda mais para Norte, passando próximo das localidades de Andreus, Mivaqueira, Mogão Fundeiro, Mogão Cimeiro, por entre caminhos florestais de pinho e eucalipto. Após cruzar a Nacional 2 por uma passagem superior, começa a dirigir-se para Sudeste, passando nas aldeias da Portela e Alcaravela, circulando por caminhos rurais por entre zonas de cultivo e pequenas manchas florestais. Continuando para Sul, vai passar no parque de merendas da Rosa Mana, nos moinhos de Entrevinhas, na Praia Fluvial da Lapa e nas localidades de Cabeço das Mós e Valhascos, sempre por caminhos na sua maioria de terra batida, cruzando zonas de cultivo e manchas florestais. Seguindo para Oeste e depois para Norte, vai chegar a Vila do Sardoal vindo de Sul, cruzando esta pelo meio da Vila até chegar ao Centro de Cycling.
p5 vermelho

Distância: 37,7km

Desnível acumulado: 734m

Descrição:

O percurso inicia-se no Centro de Cycling e dirige-se para Norte juntamente com o percurso Verde, derivando para Norte, junto ao local de Poço Redondo, por entre as manchas de pinheiro e eucalipto, contornando pelo lado Oeste o cabeço do Mogão e dirige-se para o extremo Norte do concelho de forma a ir ao lugar de Codes e passando também junto do Centro de Férias de Codes. Descendo o vale, vai passar junto da Ponte Romana, sendo este o ponto mais a Norte deste percurso. Começando a dirigir-se para Sul passando no Monte Cimeiro de forma a seguir o vale da Ribeira do Pescoço e Ribeira de Acrés, o percurso acompanha a ribeira até à Barragem da Lapa. Dirige-se para Oeste, passando nos moinhos de Entrevinhas, começa a ir em direção à Vila do Sardoal passando por entre as vinhas da Quinta do Côro, cruza a estrada Nacional 2 e junta-se aos percursos Verde 01, Azul 01 e Preto, seguindo estes até ao final.
p6 preto

Distância: 64,7km

Desnível acumulado: 1320m

percursos DE Estrada

p11 verde

Distância: 15,5km

Desnível acumulado: 170m

Descrição:

Percurso de Estrada, com traçado circular que se desenvolve no sentido anti-horário. Percurso de nível de dificuldade Verde que progride maioritariamente pelas estradas municipais sem dificuldades técnicas.

O percurso inicia-se no Centro de Cycling e dirige-se para Sul cruzando a Vila do Sardoal, cruza a Nacional 2 e segue para a localidade de Valhascos, seguindo depois para Norte para Cabeço das Mós e passa junto da Praia Fluvial da Lapa, começando a dirigir-se para Oeste passa na localidade de Palhota e na estrada das Entrevinhas. Seguindo depois para Norte pela EN 244-3, passa na Venda Nova, seguindo depois à esquerda pela estrada da Quinta Nova, cruzando a Nacional 2 e seguindo a EN 358 até à rua da Fonte da Estrada, seguindo para Sul até ao fim do percurso no Centro de Cycling.
p12 azul

Distância: 20,7km

Desnível acumulado: 284m

p13 azul

Distância: 22,1km

Desnível acumulado: 292m

Descrição:

Percurso de Estrada, com traçado circular que se desenvolve no sentido horário. Percurso de nível de dificuldade Azul que progride maioritariamente pelas estradas municipais sem dificuldades técnicas de maior.

O percurso inicia-se no Centro de Cycling e dirige-se para Norte em direção à localidade de Andreus, cruzando a localidade segue pela Rua do Salgueiral em direção a Mivaqueiro, Lameiras e Mogão Cimeiro. Cruzando a Nacional 2 começa a dirigir-se para Sul cruzando a localidade de Panascos, seguindo depois pela EN 244-3 em direção à Venda Nova voltando a atravessar a Nacional 2, seguindo pela rua do Correão, entra na Vila do Sardoal vindo de Sul e cruza a Vila até chegar ao fim no Centro de Cycling.
p14 vermelho

Distância: 39.4km

Desnível acumulado: 508m

Descrição:

Percurso de Estrada, com traçado circular que se desenvolve no sentido anti-horário. Percurso de nível de dificuldade Vermelho que progride maioritariamente pelas estradas municipais e nacionais com algumas dificuldades técnicas e de maior dificuldade física.

O percurso inicia-se no Centro de Cycling e dirige-se para Sul juntamente com o percurso Verde, separando-se deste depois da localidade de Venda Nova, seguindo para Norte pela EN 244-3 até Santa Clara, seguindo depois por estradas municipais, cruza as localidades de Presa, Casal Pedro da Maia e Panascos. Seguindo para Noroeste vai cruzar a Nacional 2 e segue para Santiago de Montalegre, vindo para Sul pela EM 546 que cruza a localidade de Carvalhal, seguindo depois para Este, vai cruzar São Simão e segue na N 358 até ao cruzamento da Rua Fonte da Estrada, seguindo aqui para Sul até chegar ao fim no Centro de Cycling.
p15 vermelho

Distância: 26,5km

Desnível acumulado: 420m

Descrição:

Percurso de Estrada, com traçado circular que se desenvolve no sentido anti-horário. Percurso de nível de dificuldade Vermelho que progride maioritariamente pelas estradas municipais e nacionais com algumas dificuldades técnicas e de maior dificuldade física devido ao desnível acumulado.

O percurso inicia-se no Centro de Cycling e dirige-se para Norte no sentido inverso ao percurso Verde até se juntar à estrada EN 244-3, seguindo para Norte para Santa Clara, Panascos, Monte Cimeiro e Cimo dos Ribeiros. Começando aqui a deslocar-se para Oeste, cruza a Nacional 2 e segue em direção a Santiago de Montalegre, invertendo aqui para Sul e seguindo até Andreus. Cruzando a EN 358, segue para Sul, e chega à Vila do Sardoal vindo de Oeste, cruzando o centro histórico para terminar no Centro de Cycling.
p16 preto

Distância: 51,6km

Desnível acumulado: 763m

Descrição:

Percurso de Estrada, com traçado circular que se desenvolve no sentido anti-horário. Percurso de nível de dificuldade Preto que progride maioritariamente pelas estradas municipais e nacionais com algumas dificuldades técnicas e de maior dificuldade física devido à distância e ao desnível acumulado.

Este é um percurso que, pelo facto de poder ser maior na sua distância, desenhou-se de forma atambém percorrer os concelhos vizinhos. Tendo como ponto de partida a visita a Sul do Rio Tejo ea Norte a Praia Fluvial do Penedo Furado.O percurso inicia-se no Centro de Cycling e dirige-se para Sul seguindo junto com o percurso Verde.Chegando à localidade de Valhascos, segue para Sul e entra no município vizinho por forma apercorrer a Nacional 3 junto ao Rio Tejo, começando depois a dirigir-se para Norte, vai passar nalocalidade de Mouriscas, voltando pouco depois a entrar no concelho do Sardoal pela aldeia deVale Formoso. Seguindo para Norte, atravessa as localidades de Casos Novos, Casal Pedro de Maia,Monte Cimeiro e entra na mítica Nacional 2 em direção a Norte, através do concelho vizinho deVila de Rei, deixando a Nacional 2 para seguir em direção a Milreu. De seguida, descendo a antigaNacional 2, passa junto do miradouro e da praia fluvial do Penedo Furado.Já em direção a Sul pela antiga estrada Nacional 2, passa em São Domingues e depois segue emdireção a Andreus, cruzando a EN 358 e descendo a Rua da Fonte da Estrada até chegar ao Centrode Cycling.

Parceiros institucionais

Pesquisar

Contactos FPC

• Rua de Campolide, 237
    1070-030 Lisboa
  • (+351) 213 802 140
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.